REDESASTRE

A Rede Estadual de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação Tecnológica é voltada à redução de riscos e desastres no Estado do Paraná e está instituída sob o Decreto Estadual nº 12445/14. 

É a primeira rede oficialmente criada no Brasil com a finalidade de tratar o tema. O surgimento se deu a partir do CEPED/PR, visto que o Centro tem como característica a atuação em regime de cooperação com instituições de ensino e pesquisa. Logo, na medida em que os Termos de Cooperação são assinados entre o CEPED/PR e as instituições de ensino e pesquisa e/ou congêneres, surgem células do CEPED naquela entidade integrada à Redesastre.

O CEPED/PR é responsável pela gestão da Redesastre e possui parceria e reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU). Com sede em Curitiba, o órgão atua na captação e desenvolvimento de projetos para a redução de riscos e desastres no Paraná. Conforme o Decreto Estadual nº 9.557, de 6 de dezembro de 2013, o CEPED/PR está vinculado a Unespar e à Casa Militar. Sua atuação difere dos modelos internos aplicados em universidades, uma vez que esse não é restrito a um departamento ou instituição. 

Além disso, o decreto que institui a Redesastre permite ao CEPED/PR a apresentação de projetos considerados relevantes aos fundos estaduais que possuam aderência ao tema desastres (meio ambiente, recursos hídricos, segurança pública, assistência social, educação, dentre outros), de forma individual ou em conjunto com suas cooperadas para a obtenção de fomento às suas ações. Atualmente, 25 instituições aderiram à Redesastre.

O CEPED/PR possui a proposta de ser um Centro plural, envolvendo universidades públicas estaduais, federais e privadas interessadas em integrar esse conjunto de esforços que a temática requer. Assim, ao se estabelecer o Regimento Interno do CEPED/PR, surgiu a ideia de ser criado um mecanismo de cooperação com outras instituições afins, as quais, firmando um Termo de Cooperação passariam a se comprometer com os objetivos do CEPED/PR.

Desta forma, o Centro procura identificar instituições interessadas ou recebe delas propostas para participar compondo a Rede e disso celebra-se um Termo de Cooperação integrando a instituição à Redesastre, gerida pelo CEPED/PR. Isso proporciona de forma simultânea, a criação de vários CEPED que visam elaborar projetos para um Paraná com menos desastres.